Mala Perdida

Bagagem extraviada: quais são os seus direitos?

Você se planejou com sua família para essa viagem, juntou dinheiro, abdicou-se de muitas coisas e prazeres momentâneos para poder desfrutar desse passeio ao lado das pessoas que mais ama na sua vida, não é mesmo?

Só que de repente uma coisa muito chata acontece: a sua bagagem é extraviada!

E agora, o que fazer? Me acompanhe até o final deste artigo que eu vou te falar tudo sobre como fazer em caso de ter a sua bagagem extraviada.

O que é bagagem extraviada?

Primeiramente, seja muito bem-vindo ao nosso blog!

Viajar deveria ser um momento de tranquilidade. Concorda comigo?

Mas, o que fazer quando você chega no destino de sua viagem e sua bagagem não aparece na esteira?

Casos de bagagens extraviadas são mais comuns do que você imagina e podem causar enormes transtornos para você e toda a sua família.

Além de ter que lidar com os prejuízos financeiros, é frustrante ter que lidar também com a situação de impotência diante dessa situação que deveria ser controlada pelas companhias aéreas.

Mas você não está desamparado! Como advogado especialista em direitos de passageiros aéreos, eu estou aqui para garantir que seus direitos sejam respeitados.

Bagagem extraviada acontece quando a companhia aérea não entrega a sua mala despachada no final da sua viagem. 

Isso pode se dar através de perda, erro de manuseio ou até mesmo quando ela é enviada a um destino diferente do seu, entre outras coisas.

Esse extravio pode ser temporário, ou seja, quando a bagagem é localizada e devolvida ao passageiro depois de poucos dias, ou definitivo, que é quando a mala nunca é encontrada pela companhia aérea.

Quando acontece de sua bagagem ser extraviada, a companhia aérea é responsável pela sua devolução, e caso isso não aconteça no prazo que determina a lei (7 dias para voo nacional ou 21 dias para voo internacional), você tem o direito de receber uma indenização por danos materiais (por conta de seus objetos perdidos), e até mesmo danos morais, dependendo da situação.

Essas garantias estão previstas nas regras da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Você também pode reivindicar o ressarcimento imediato por despesas essenciais, como por exemplo, suas roupas e itens de higiene pessoal que, porventura, tiver que comprar enquanto sua bagagem estiver extraviada.

Como funciona o extravio de bagagem?

Quando sua bagagem é extraviada, a companhia aérea é obrigada a adotar alguns procedimentos para que ela seja encontrada.

O primeiro passo é tentar localizar a sua bagagem. Isso é feito através de um sistema de rastreamento, onde é possível verificar em que ponto da viagem ocorreu o extravio.

Quando sua bagagem é extraviada, você deve seguir alguns procedimentos:

  • Preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB): você deve ir até ao balcão da companhia aérea na área de desembarque e preencher esse documento com o comprovante de despacho de bagagem;
  • Solicitar reembolso de gastos emergenciais: você pode pedir o reembolso para que possa comprar itens de primeira necessidade, como por exemplo, roupas e produtos de higiene pessoal, enquanto fica aguardando a devolução de sua bagagem. A companhia aérea fica responsável por fornecer informações sobre como solicitar esse reembolso, e a você cabe guardar os comprovantes dessas despesas;
  • Guarde todos os comprovantes: ao longo de todo o processo para encontrar sua bagagem extraviada, guarde os recibos de todas as despesas realizadas dos produtos de primeira necessidade (roupas e higiene pessoal). Estes comprovantes são essenciais para garantir o seu ressarcimento;

A partir do momento em que você comunica o ocorrido no balcão da companhia aérea, ou até mesmo de outro canal autorizado, ela deve iniciar o processo para encontrar sua bagagem.

Nos casos de extravios temporários, as companhias aéreas têm 7 dias de prazo em voos nacionais para encontrá-la, e 21 dias no caso de voos internacionais para encontrá-la.

E se a sua bagagem não for encontrada?

Caso ela não seja encontrada dentro desses prazos que eu mencionei antes, o extravio é considerado definitivo. 

Nesse caso, você tem o direito de ser indenizado pela perda dos bens que estavam em sua bagagem, e o valor dessa indenização pode variar. 

Isso porque quanto mais provas você tiver (fotos e vídeos da sua mala, inventário dos bens que estavam nela), mais amparado vai estar. 

Além disso, lembro que juízes levam em consideração o destino do voo, a classe do voo, o emprego do passageiro, local onde mora, tudo isso para decidir o valor da indenização.

Se o prazo para devolver a sua bagagem expirar, ou caso a companhia aérea se recuse a indenizar você, entre em contato com um advogado especialista em direito dos passageiros aéreos para que ele possa te orientar.

O que poucas pessoas sabem é que existem normas rigorosas que regulamentam o transporte de bagagens aéreas, e você como passageiro, possui direitos assegurados por lei caso sua bagagem seja extraviada.

Como comprovar bagagem extraviada?

Chegar ao seu destino final e perceber que a sua bagagem não chegou junto é uma situação desesperadora e frustrante.

Diante dessa situação, é necessário que você aja de forma imediata para garantir os seus direitos.

Conforme eu já falei anteriormente, quando sua bagagem é extraviada, cabe à companhia aérea a responsabilidade de localizá-la e restituir os seus pertences.

No entanto, para que isso aconteça de maneira adequada, e que você possa ser indenizado de forma justa, é importantíssimo saber como comprovar o extravio de sua bagagem.

Veja o passo a passo para comprovar bagagem extraviada:

Relate o ocorrido de forma imediata

Apesar de já ter falado isso anteriormente, decidi dar mais detalhes sobre esse assunto, pois eu considero ele uma questão muito importante.

O primeiro passo para você comprovar que sua bagagem foi extraviada é relatar o problema o mais rápido possível.

Assim que você perceber que sua mala não apareceu na esteira, já se encaminhe para o balcão de atendimento da companhia aérea dentro do próprio aeroporto.

Lembre-se: esse procedimento deve ser feito antes de você deixar o local, pois a companhia aérea pode tentar te responsabilizar pela falta de comunicação de sua bagagem extraviada a tempo.

Por isso o meu conselho é de que você relate o ocorrido na hora!

No balcão da companhia aérea, é necessário preencher um documento chamado Relatório de Irregularidade de Bagagem, o famoso RIB.

Esse relatório serve como prova oficial de que o extravio foi informado à companhia aérea. 

Ao preencher o RIB, você deve fornecer todas as informações necessárias, como por exemplo:

  • Descrição de sua bagagem (cor, tamanho, marca, etc.);
  • Número da etiqueta de sua bagagem (que foi entregue a você no momento de seu check-in);
  • Informações sobre o voo (número do voo, destino, data e hora do desembarque);

É muito importante que você guarde uma cópia desse relatório e também todos os comprovantes de atendimento da companhia aérea. 

Essas são suas principais provas em caso de ter que entrar na justiça.

Reúna os comprovantes de bens de valor

Caso sua bagagem contenha itens de alto valor, como por exemplo, celulares, tablets, computadores, notebooks, jóias, ou quaisquer outros bens de alto valor, comprove que esses itens estavam na sua bagagem extraviada através de notas fiscais, recibos ou até mesmo fotos que você tirou ou vídeos que fez  anteriormente ao extravio.

Uma dica importante é sempre levar os bens de valor elevado com você, evitando, quando possível, despachar eles.

Quanto tempo demora para achar uma bagagem extraviada?

Após você preencher o registro do RIB, a companhia aérea deve realizar a busca da sua bagagem extraviada.

O prazo para encontrar uma bagagem extraviada é de 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais.

O tempo para encontrar sua bagagem extraviada pode variar com base em alguns fatores, como por exemplo, volume de tráfego de passageiros (já que esse volume pode aumentar nas temporadas de férias, por exemplo), condições climáticas (atrasos de voos), complexidade dos roteiros de viagens (voos com muitas escalas, por exemplo), exatidão das informações fornecidas no RIB, etc.

O que diz a ANAC sobre extravio de bagagem?

A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, estabelece algumas regras e diretrizes que as companhias aéreas devem seguir em caso de bagagem extraviada. Vejamos:

  • Responsabilidade da companhia aérea em caso de extravio: é de responsabilidade da companhia aérea garantir a entrega da bagagem para seus passageiros. Caso a bagagem não seja entregue, a companhia deve iniciar o processo de localização de forma imediata e deve manter sempre o passageiro muito bem informado sobre a situação;
  • Prazo para localização: a ANAC recomenda que o prazo para a localização de uma bagagem extraviada não ultrapasse 7 dias para os voos nacionais e 21 dias para os voos internacionais;
  • RIB: a ANAC determina aos passageiros que tiveram suas bagagens extraviadas que preencham o Relatório de Irregularidade de Bagagem no balcão da companhia aérea logo após o ocorrido;
  • Indenização: caso a sua bagagem extraviada não seja encontrada, a ANAC recomenda às companhias aéreas que ofereçam uma indenização justa por conta do danos causados;
  • Cobertura das despesas essenciais: a ANAC recomenda que as companhias aéreas cubram todas as despesas essenciais dos passageiros que tiveram sua bagagem extraviada, como por exemplo, itens de higiene pessoal e de suas roupas;

Quais são os seus direitos em caso de extravio de bagagem?

Se a companhia aérea não te entregar sua bagagem extraviada de forma imediata, você tem o direito de exigir uma compensação financeira para poder comprar os itens de primeira necessidade (higiene e roupas).

Esse valor costuma variar de acordo com a companhia aérea e a rota do seu voo.

Segundo a ANAC, além de você receber da companhia aérea o valor correspondente ao de sua bagagem extraviada (caso ela não seja devolvida nos prazos legais), você ainda tem o direito de receber uma indenização em até 7 dias.

É importante deixar bem claro que existem limites estabelecidos pelas regulamentações em relação ao valor da indenização que a companhia deve oferecer a você a título de dano material nos casos de bagagem extraviada.

Estamos falando de aproximadamente R$ 8.000,00, tanto para voos internacionais quanto para voos nacionais.

É importante que você esteja ciente sobre esses limites de valor, até para evitar que cada mala despachada possua bens que, somados, ultrapassem esse valor.

Além disso, você deve ser informado sobre todas as providências que estão sendo tomadas pela companhia.

As suas despesas durante o período em que estiver sem a sua bagagem extraviada também devem ser custeadas. 

Não se esqueça de guardar os comprovantes dessas despesas, ok?

Qual o valor da indenização por extravio de bagagem?

Muita gente vem até mim com a seguinte dúvida: “Dr. Rodrigo, qual é o valor da indenização por conta da minha bagagem extraviada?”

Para os voos nacionais, a responsabilização das companhias aéreas em caso de bagagem extraviada é regida pela Resolução 400 da ANAC.

De acordo com a Resolução 400 da ANAC:

Art. 17. No despacho da bagagem, caso o passageiro pretenda transportar bens cujo valor ultrapasse o limite de indenização de 1.131 (mil e cento e trinta e um) Direitos Especiais de Saque – DES, poderá fazer declaração especial de valor junto ao transportador.

Já para os voos internacionais, a indenização por bagagem extraviada é regulamentada pela Convenção de Montreal, que estabelece um limite de 1.000 Direitos Especiais de Saque (DES). Veja:

2.  No transporte de bagagem, a responsabilidade do transportador em caso de destruição, perda, avaria ou atraso se limita a 1.000 Direitos Especiais de Saque por passageiro, a menos que o passageiro haja feito ao transportador, ao entregar-lhe a bagagem registrada, uma declaração especial de valor da entrega desta no lugar de destino, e tenha pago uma quantia suplementar, se for cabível. Neste caso, o transportador estará obrigado a pagar uma soma que não excederá o valor declarado, a menos que prove que este valor é superior ao valor real da entrega no lugar de destino

O valor do DES é variável, mas equivale a cerca de R$ 7,62

Nesse caso, o valor limite de indenização por danos materiais em caso de bagagem extraviada em voos internacionais seria  de R$ 8.618,22, e em voos nacionais de R$ 7.620,00.

Vale destacar que esse valor costuma variar bastante, isso porque a cotação do DES também é variável.

Além das indenizações padrão, você também tem direito ao reembolso por despesas emergenciais (higiene e roupas) durante o período em que aguarda a sua bagagem ser devolvida.

Para garantir esse reembolso, é necessário que você apresente os recibos desses produtos adquiridos.

Documentação necessária para solicitar a indenização

Para solicitar a indenização por bagagem extraviada, você tem que reunir a seguinte documentação:

  • RIB – Relatório de Irregularidade de Bagagem;
  • Comprovante de despesas emergenciais;
  • Comunicações feitas com a companhia aérea sobre o extravio de sua bagagem;
  • Fotos e vídeos da mala
  • Inventário da mala
  • Comprovante do despacho da mala mostrando o peso dela.

Prazo para solicitar a indenização

O prazo para buscar a reparação por danos materiais ou morais sofridos em caso de extravio de mala em voo nacional é de 5 anos. 

Já para voos internacionais, o prazo é de 2 anos para pleitear a reparação pelos danos materiais e 5 anos para buscar a reparação pelos danos morais sofridos.

No entanto, sempre recomendo que caso deseje tomar alguma medida, seja ela judicial ou extrajudicial, o faça o quanto antes.

Isso porque você terá os fatos mais frescos na memória e acesso muito mais fácil aos elementos de prova que precisa.

Orientação jurídica

Caso você tenha dificuldades para receber a sua indenização por bagagem extraviada, ou ainda, em caso da companhia aérea não cumprir com suas obrigações legais, eu aconselho que você busque a orientação jurídica de um advogado especialista em direito dos passageiros aéreos para te orientar da melhor maneira possível.

Se quiser tirar as suas dúvidas sobre seus direitos em caso de bagagem extraviada, é só clicar na imagem abaixo deste artigo que você será redirecionado para o meu Whatsapp.

Será um prazer orientar você sobre o seu caso.

Quais são as causas mais frequentes de bagagem extraviada?

Embora as companhias aéreas tenham sistemas bem avançados para gerenciar as bagagens dos seus passageiros, infelizmente, ainda acontecem todos os dias milhares de casos de bagagens extraviadas.

Veja as principais causas a seguir.

Voos com conexão

Voos com conexão são voos que requerem a troca da aeronave em um ou mais aeroportos antes de chegar ao seu destino final.

Nesses tipos de voos, a companhia aérea é responsável por transferir sua bagagem para o próximo destino.

No entanto, você deve verificar se sua bagagem está etiquetada até o destino final.

Uma observação importante: é recomendado ter pelo menos uma hora entre as conexões nacionais, e duas horas para as conexões internacionais.

Isso é uma forma de garantir que sua bagagem seja transferida de forma adequada.

Você sabia que a falta de tempo suficiente entre os voos pode resultar no extravio de sua bagagem?

Se isso acontecer, sua bagagem deve ser transferida no primeiro voo disponível para o seu destino

Por isso, a minha dica é que você evite o máximo possível de pegar conexões muito curtas para não correr o risco de ter sua bagagem extraviada.

Falhas durante o check-in

Falhas no check-in são problemas que ocorrem no processo de registro de passageiros e de suas bagagens antes do embarque, podendo afetar suas viagens.

Etiquetas incorretas ou mal impressas podem fazer com que sua mala seja enviada para o destino errado.

Caso ocorra erro no sistema durante o check-in, você pode ficar sem receber informações completas sobre o seu voo ou sua conexão.

Outro ponto importante a mencionar é o seguinte: problemas no check-in podem resultar na perda do seu assento reservado ou até mesmo nas trocas inesperadas de assentos.

Você sabia que erros de identificação ou falta de registro de sua bagagem podem aumentar o risco de extravio?

Diante desse cenário, a companhia aérea deve corrigir esses erros de forma imediata e garantir que sua bagagem seja identificada e registrada de forma correta.

Para evitar essas falhas você deve chegar mais cedo no aeroporto, a fim de resolver possíveis problemas e sempre verificar as informações de sua bagagem no comprovante do seu check-in.

Descolamento da etiqueta

Descolamento da etiqueta ocorre quando ela se desprende ou é perdida durante o manuseio de sua bagagem.

Sem essa etiqueta sua bagagem perde as informações do seu destino e sua identificação, o que acaba dificultando o rastreamento pela companhia aérea.

A companhia aérea deve adotar medidas a fim de minimizar esse risco, utilizando etiquetas de excelente qualidade e reforçando o sistema de rastreamento.

Outra forma de prevenção para que sua mala não seja perdida sem que a companhia aérea saiba que você é o dono dela, afinal a etiqueta descolou, é colocar uma etiqueta pessoal com seu nome, telefone e endereço dentro e fora da sua mala para facilitar a identificação.

Se desconfiar que a etiqueta de sua mala foi descolada, informe de forma imediata à companhia aérea e forneça informações detalhadas sobre a sua bagagem para facilitar o rastreamento.

Dicas para evitar problemas com bagagem extraviada

Agora eu vou te apresentar algumas dicas de como evitar problemas com bagagem extraviada. Vamos lá?

  • Identifique sua bagagem de forma clara: utilize etiquetas personalizadas com seu nome, telefone e endereço bem visível. Adicione também acessórios extras, como por exemplo, fitas coloridas ou adesivos para diferenciar sua mala dos demais passageiros;
  • Inclua uma etiqueta interna: coloque uma segunda etiqueta com suas informações pessoais e de contato dentro da sua bagagem. Isso ajuda a identificar sua mala caso a etiqueta externa se perca;
  • Evite conexões muito curtas: planeje seu voo com tempo suficiente entre as conexões. Como eu já disse antes, conexões muito rápidas aumentam e muito as chances de sua bagagem ser extraviada;
  • Descarte bagagens muito semelhantes: evite usar malas genéricas ou com cores comuns, que podem ser confundidas com as malas de outros passageiros;
  • Itens de valor na bagagem de mão: nunca despache itens de valor, como por exemplo, eletrônicos, jóias ou qualquer documento importante. Leve-os sempre na bagagem de mão para garantir uma maior segurança;
  • Verifique as informações da etiqueta no check-in: confira se a etiqueta de sua bagagem está devidamente identificada com o destino final e com as suas informações corretas. Pequenos erros podem levar ao extravio de sua bagagem;
  • Chegue mais cedo ao aeroporto: fazer o seu check-in com antecedência é mais seguro, isso porque garante à equipe do aeroporto processar sua bagagem corretamente, diminuindo assim, os riscos dela ser extraviada;
  • Utilize rastreadores na bagagem: você pode colocar dispositivos de GPS, como airtag por exemplo, para permitir que você mesmo acompanhe a localização de sua bagagem em tempo real;
  • Fotografe sua bagagem: tire uma foto de sua mala antes de despachá-la. Isso ajuda você a descrevê-la de forma correta em caso de ter que preencher o RIB;
  • Tenha um seguro de viagem: se possível, contrate um seguro de viagem que cubra as perdas de sua bagagem em caso de extravio.
  • Faça um inventário dos bens que estão na sua mala antes de viajar.

Compensa fazer seguro viagem com cobertura de extravio de bagagem?

Fazer um seguro viagem com cobertura de bagagem extraviada pode ser uma excelente ideia, principalmente se você viaja com bastante frequência ou acaba transportando itens de alto valor.

Ao lidar com uma situação em que sua bagagem foi extraviada, você não somente terá que lidar com a situação de ficar sem os seus pertences, mas, principalmente com o prejuízo causado pela perda desses bens.

É nesse sentido que o seguro viagem com cobertura de bagagem extraviada se torna uma excelente solução para os seus problemas, tanto para minimizar os impactos financeiros quanto emocionais.

O seguro viagem com cobertura de bagagem extraviada vai além de uma simples compensação financeira.

Quando uma bagagem é extraviada, a companhia aérea tem a obrigação de encontrá-la e devolvê-la ao passageiro.

No entanto, esse processo pode demorar dias ou até mesmo semanas, e nem sempre o passageiro recebe sua mala intacta ou com todos os itens que já estavam lá anteriormente.

Caso você contrate um seguro viagem com cobertura de bagagem extraviada, o seguro pode te oferecer um reembolso por compras emergenciais, como por exemplo, roupas e itens de higiene pessoal.

Essa assistência imediata é um dos principais benefícios de se contratar um seguro viagem contra bagagem extraviada, pois em grande parte, a indenização paga pela companhia aérea somente chega após um processo burocrático e bem demorado.

Além disso, a cobertura do seguro viagem contra bagagem extraviada costuma incluir não apenas casos de perda definitiva, mas também, situações em que a mala é devolvida com atraso.

Com o seguro, o passageiro pode receber um valor diário pelo período em que esteve sem os seus pertences, o que acaba minimizando os transtornos causados.

Se sua bagagem foi extraviada e não encontrada, o seguro oferece uma indenização pelo valor segurado, o que pode ser inclusive superior ao valor previsto na Resolução 400 da ANAC no caso de malas perdidas em voos nacionais ou da Convenção de Montreal em caso de malas perdidas em voos internacionais

O seguro viagem contra bagagem extraviada é uma camada adicional de proteção e segurança para você e toda a sua família.

Outra possibilidade é preencher um documento no aeroporto chamado declaração especial de valor

Esse documento seria equivalente a um seguro feito pela própria companhia. 

A ANAC assim determina:

§ 1º A declaração especial de valor deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário fornecido pelo transportador, garantida uma via ao passageiro. 

No entanto, o valor cobrado pelas companhias para preenchimento desse documento acaba sendo tão elevado que na maioria das vezes faz mais sentido contratar um seguro para sua mala.

Mesmo que sua bagagem nunca tenha sido extraviada, não quer dizer que você nunca pode passar por essa situação constrangedora.

O que os seguros não cobrem?

Os seguros de viagens, incluindo aqueles que possuem cobertura por bagagem extraviada, possuem algumas regras, e você deve conhecê-las muito bem antes de contratar.

Embora possam oferecer uma excelente proteção em várias situações, é de suma importância saber que nem sempre vão cobrir todos os prejuízos 

A seguir, explico os principais casos em que a maioria das seguradoras não oferece cobertura:

  • Itens considerados de alto valor que estejam na bagagem despachada: dinheiro, jóias, cartões de crédito, documentos importantes, relógios de marca, obras de arte, aparelhos eletrônicos, etc. Nada disso o seguro costuma cobrir, e quando cobrem, costumam impor um limite de valor que acabam não cobrindo o valor real desses objetos;
  • Extravio por responsabilidade própria: se a sua bagagem foi extraviada por um descuido seu, como por exemplo, esquecida na esteira ou deixada desprotegida, o seguro pode não cobrir;
  • Casos de força maior: perdas causadas por guerras, atos terroristas, greves, rebeliões ou desastres naturais, geralmente não são cobertos pelo seguro viagem;
  • Atraso na comunicação do extravio de sua bagagem: quando você não notifica a companhia aérea dentro do prazo pode ficar sem a cobertura do seguro viagem;
  • Itens ilegais ou proibidos: como por exemplo, mercadorias contrabandeadas, ou itens proibidos por lei não são cobertos pelo seguro;
  • Bagagem de mão: furtos ou extravios da bagagem de mão podem não ser cobertos pelo seguro viagem;
  • Furtos fora do aeroporto: se o furto aconteceu fora do aeroporto, o seguro viagem também não costuma cobrir;

Extravio de bagagem por companhia aérea estrangeira

Quando você viaja com uma companhia aérea estrangeira e sua bagagem é extraviada, o processo vai depender de algo muito importante: se aquela companhia tem sede e CNPJ no Brasil ou não.

Se a companhia tem sede e CNPJ no Brasil, buscar a reparação no judiciário brasileiro pelos danos sofridos será tão simples quanto processar uma companhia que opera no país com habitualidade.

Já se a companhia não tiver sede ou CNPJ aqui, para processá-la terá que utilizar a justiça comum (pagamento de custas judiciais e risco de sucumbência), pagar um tradutor juramentado para traduzir o processo inteiro para a língua do país sede da empresa e enviar uma carta rogatória para aquele país, pedindo que um juiz de lá informe para a companhia que ela está sendo processada no Brasil e que deve constituir advogado no processo. 

Nesses casos, a análise sobre a viabilidade da demanda deve ser extremamente bem feita por profissional da sua confiança.

Como você já sabe, quando ocorre o extravio de sua bagagem a companhia aérea é automaticamente responsável pelos prejuízos, desde que você tenha cumprido todas as obrigações que já falei durante todo esse artigo e ter preenchido o RIB (chamado de PIR no exterior).

Lembrando que as companhias aéreas internacionais têm até 21 dias para encontrar a sua bagagem extraviada, e caso isso não aconteça, você pode solicitar a compensação financeira (indenização) pelos danos causados.

O valor máximo de indenização a título de danos materiais por bagagem extraviada no exterior gira em torno de R$ 8.000,00, dependendo da cotação do DES.

Esse limite se aplica independentemente do valor real dos itens perdidos, o que significa que, caso o passageiro tenha objetos de grande valor em sua mala, ele pode não ser completamente ressarcido.

Outro ponto importante a se considerar, é que cada companhia aérea pode ter seus próprios procedimentos internos para lidar com bagagem extraviada, especialmente quando se trata de uma empresa no exterior. 

Por isso, é sempre recomendável ler atentamente os termos e condições do contrato de transporte antes de viajar, para entender quais são seus direitos e deveres.

Algumas companhias aéreas, por exemplo, podem oferecer valores adicionais em caso de bagagem extraviada ou garantir algum tipo de compensação provisória para cobrir despesas emergenciais com roupas e itens de higiene enquanto ela não é encontrada.

Além disso, vale lembrar que, se você estava realizando uma viagem com conexão e a bagagem foi extraviada entre diferentes voos operados por companhias aéreas diferentes, a responsabilidade pela perda recai sobre a última companhia que operou o voo. 

Por isso, é importante saber quem operou o último trecho da sua viagem para facilitar o processo de reclamação por bagagem extraviada.

Caso sua bagagem seja extraviada e a companhia aérea se recuse a pagar a indenização ou ofereça um valor abaixo do estipulado pelas regras internacionais, você pode buscar a assistência de um advogado especialista em direitos de passageiros aéreos para te orientar da melhor maneira possível.

Se você tiver alguma dúvida sobre seus direitos em caso de mala perdida por companhia estrangeira, clique na imagem abaixo e fale diretamente com a nossa equipe. 

Será um prazer conversar com você e sanar essas dúvidas.

Em alguns casos, o passageiro também pode buscar reparação por danos morais, caso o extravio da bagagem tenha causado transtornos significativos, como a perda de compromissos importantes, ou tenha afetado a sua saúde ou bem-estar durante a viagem.

Conclusão

Nesse artigo você entendeu sobre o que é o extravio de bagagem, como ele funciona, como você pode comprovar que sua bagagem foi extraviada, entre outras coisas.

Se você tem alguma dúvida sobre os seus direitos em casos de extravio de mala, clique na imagem abaixo e converse com a nossa equipe.

Vai ser um prazer pra gente poder te orientar da melhor maneira possível.

Nos vemos no próximo artigo. 

Um forte abraço e até a próxima!