OverBooking

O que fazer em caso de overbooking?

Imagine um dia de viagem perfeito: malas prontas, documentos em mãos e o seu embarque garantido para o destino esperado.

Você chega no aeroporto com antecedência, enfrenta aquela fila gigantesca para o check-in e passa pelo controle de segurança do aeroporto, se preocupando apenas na experiência que está prestes a viver.

Mas, quando de repente, ao se aproximar do portão de embarque, uma péssima notícia surge: o avião está com excesso de passageiros e o seu assento pode não estar garantido.

Essa situação, que apesar de ser absurda é muito comum, tem um nome: overbooking.

Mais do que uma situação absurda, é uma prática que pode transformar sonhos em pesadelos em questão de minutos.

Mas o que fazer em caso de overbooking?

Você é obrigado a aceitar as condições que a companhia te oferece?

Será que você tem direito a alguma compensação financeira caso isso aconteça?

E principalmente: como evitar ser vítima desse problema?

Me acompanhe nesse artigo que eu vou te mostrar na prática, sobre o que fazer em caso de overbooking.

O que é preterição de embarque?

A preterição de embarque é um termo técnico que descreve uma situação  que pode parecer loucura, mas que infelizmente, acontece com até certa frequência: quando um passageiro é impedido de embarcar em seu voo, mesmo tendo cumprido todas as exigências da companhia aérea e do aeroporto, como por exemplo, a compra das passagens, o check-in dentro do prazo estipulado e até mesmo a chegada ao portão de embarque na hora correta.

Essa situação acontece devido a prática de overbooking, onde as companhias aéreas acabam vendendo mais passagens do que a capacidade total da aeronave possui, tendo como desculpa o fato de que muitos passageiros não vão comparecer durante a viagem.

No entanto, a preterição de embarque não se limita apenas ao overbooking, ou seja, ela também pode ocorrer devido a outros problemas, como alterações operacionais de última hora, readequações de voos, trocas de aeronaves por modelos bem menores, ou em casos de situações emergenciais.

Independente do caso, o passageiro que passa por isso vê a sua viagem ser interrompida.

Essa prática, que apesar de ser polêmica, é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, que estabelece os direitos tanto das companhias aéreas quanto dos passageiros em caso de preterição.

Entre as principais regras está a obrigação da companhia em oferecer assistência material, opções de reacomodação e, em muitos casos, compensações financeiras ou outros benefícios ao passageiro afetado. 

É importante ressaltar que, mesmo sendo uma prática autorizada pela ANAC, a preterição não pode ser arbitrária ou desrespeitar os seus direitos.

O impacto da preterição de embarque vai além do simples adiamento de de sua viagem, pois ela pode comprometer compromissos importantes, causar prejuízos financeiros e, não raro, desencadear estresse emocional e danos à sua experiência durante a viagem.

Por isso, é fundamental que você conheça seus direitos e saiba como agir diante dessa situação.

O que é o overbooking?

Overbooking é uma prática adotada por diversas companhias aéreas para maximizar seus lucros e reduzir prejuízos financeiros.

Ele consiste na venda de mais passagens do que a quantidade máxima que um avião comporta.

As companhias aéreas adotam essa prática com a desculpa de que alguns passageiros acabam não aparecendo para o embarque.

Dados históricos apontam que um número específico de passageiros cancelam ou remarcam suas viagens, ou mesmo não aparecem no aeroporto no dia do voo. 

Para compensar essas ausências e evitar que lugares ocupados fiquem vazios, as companhias aéreas vendem mais bilhetes do que o avião comporta. 

No entanto, quando todos os passageiros com reservas confirmadas comparecem, o número de pessoas supera a capacidade total do avião, e algumas pessoas precisam ser deixadas para trás.

Embora seja autorizado pela ANAC, o overbooking pode gerar situações desconfortáveis, principalmente quando todos os passageiros resolvem viajar, resultando em excesso de pessoas para o mesmo voo, além é claro, dos prejuízos financeiros e emocionais causados por essa situação.

Essa prática pode resultar na preterição de embarque, que acabamos de falar.

Para lidar com essas situações, as companhias aéreas são obrigadas a seguir rigorosamente o que diz a lei, como buscar voluntários dispostos a abrir mão de seus lugares em troca de benefícios, como por exemplo, créditos para outras viagens ou compensações financeiras. 

Caso não haja voluntários suficientes, a empresa deve selecionar os passageiros que não embarcarão, de acordo com critérios claros e transparentes.

Qual é o principal motivo que leva ao overbooking?

Como já dito anteriormente, o overbooking é uma prática intencional e estratégica empregada pelas companhias aéreas.

Embora polêmica, essa prática ocorre principalmente pelo seguinte motivo: as companhias vendem mais assentos em um voo do que a capacidade total de uma aeronave possui, gerando uma receita maior do que teriam se vendessem 100% dos assentos, na esperança de que algumas pessoas precisam cancelar a passagem de última hora ou mesmo faltem no dia do voo

O que acontece quando ocorre o overbooking?

Quando um voo está com overbooking, a situação pode ser muito desconfortável tanto para os passageiros quanto para a companhia aérea.

Caso todos que compraram as passagens resolvam aparecer, se instala o verdadeiro caos: o número de assentos disponíveis é insuficiente para acomodar todo mundo.

E isso leva a uma série de medidas que devem ser adotadas pela companhia aérea para tentar resolver essa situação.

Em primeiro lugar, a companhia aérea tenta encontrar voluntários entre todos os passageiros que possam desistir de embarcar naquele voo em troca de alguma compensação.

Essas compensações podem incluir reembolso pelas passagens pagas, remarcação para outro voo, milhas extras, acomodações em hotéis, vouchers para viagens futuras, e até mesmo dinheiro.

Essa tentativa de encontrar voluntários é benéfica para a companhia aérea, pois evita conflitos diretos e permite que os passageiros sejam recompensados de uma forma justa, na teoria pelo menos.

Se ainda assim o número de voluntários não for suficiente para o avião embarcar, a companhia é obrigada a selecionar alguns passageiros para serem impedidos de viajar, e isso chamamos de preterição involuntária.

Nessa situação, a escolha dos passageiros que devem deixar de embarcar deve ser baseada em critérios internos da própria companhia aérea, como por exemplo, o horário de quem fez o primeiro check-in primeiro, o tipo de bilhete adquirido pelo passageiro, ou a classe escolhida por ele. 

No entanto, essa seleção muita das vezes gera insatisfação entre os passageiros.

Para aqueles que foram impedidos de viajar de forma involuntária, as companhias aéreas têm a obrigação legal de oferecer assistência imediata.

Essa assistência pode incluir alimentação, hospedagem, transporte entre o aeroporto e o local da estadia, além de compensações financeiras ou reembolso do valor pago pelo bilhete.

No Brasil, a Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC, regulamenta essas situações e garante que os direitos dos passageiros sejam respeitados.

Os efeitos do overbooking podem ser bem variados: enquanto alguns passageiros aceitam compensações e conseguem remanejar suas viagens, outros acabam sofrendo graves transtornos, como por exemplo, perda de compromissos, impactos financeiros ou até danos emocionais.

Nessas situações, é possível buscar indenizações por danos materiais e morais.

O que diz a ANAC sobre o assunto e quais os seus direitos?

A Agência Nacional da Aviação Civil – ANAC,  regulamenta e protege os direitos dos passageiros em caso de overbooking, garantindo que as companhias aéreas cumpram com suas obrigações legais.

De acordo com as leis brasileiras, especificamente a Resolução nº 400 da ANAC, as empresas aéreas são responsáveis ​​por oferecer material de assistência, indenizações e opções de reacomodação ou reembolso aos passageiros afetados em caso de overbooking.

Se você foi impedido de embarcar devido à overbooking, você tem direito à assistência material, que inclui alimentação, alojamento (se for o caso), e transporte (também se for o caso).

Isso tudo dependerá do tempo em que você ficar esperando pelo próximo voo.

Lembrando que você pode ser reacomodado tanto para o próximo voo da mesma companhia aérea ou de uma concorrente dela.

Você também tem a opção de pedir o reembolso do valor de suas passagens, caso desista de viajar.

O pagamento por compensação financeira pode ser feito em dinheiro, transferência bancária ou crédito, conforme a escolha do passageiro, e não exclui a possibilidade de reclamar danos morais ou materiais na Justiça, caso o atraso ou a impossibilidade de embarque tenham causado prejuízos.

A companhia aérea pode negar o meu embarque?

Sim, uma companhia aérea pode negar o seu embarque em situações específicas, mas essa prática somente é permitida dentro de certos limites observando-se o que diz a lei.

O caso mais comum, conforme já falamos por aqui, é a preterição de embarque nos casos de overbooking, e nesse caso, a companhia é obrigada a seguir procedimentos claros para minimizar os impactos causados em sua vida e garantir os seus direitos.

Além do overbooking, o embarque pode ser negado a você em outras circunstâncias, como problemas de documentação, condutas inadequadas que possam colocar em risco a vida de alguma pessoa dentro do voo, ou quando você ou alguém que iria embarcar acabe passando mal.

No entanto, você deve ficar atento ao fato de que a companhia aérea não pode negar o seu voo de forma arbitrária e sem uma justificativa plausível.

Caso o embarque for negado devido a questões atribuíveis ao passageiro, como documentação incorreta ou atrasos no check-in, a companhia não tem a obrigação de oferecer compensações, mas deve informar claramente os motivos da negativa. 

Para evitar problemas, é fundamental que você esteja atento aos requisitos para a viagem, incluindo horários, documentos necessários e comportamentos esperados durante todo o processo de embarque. 

Overbooking em voo internacional: o que fazer?

Apesar de também ser uma atitude permitida em muitos países, ela é regulamentada por normas específicas.

Quando o overbooking acontece em outro país, pode ser algo ainda mais frustrante e desafiador, pois na grande maioria das vezes envolve voos com conexões, compromissos mais importantes, etc.

Em primeiro lugar, quando você é informado de que não poderá embarcar devido ao overbooking, é essencial manter a calma e procurar o balcão da companhia aérea dentro do aeroporto.

Exija que a empresa lhe dê explicações sobre o real motivo desse acontecimento e procure se informar sobre os seus direitos.

Para os voos internacionais, vale as normas da Convenção de Montreal e as leis do próprio país onde o seu voo está sendo realizado.

Seus direitos, na maioria das vezes, são os mesmos que aqui no Brasil: reacomodação em outro voo na primeira oportunidade, reembolso integral da passagem ou assistência necessária até que o problema seja resolvido.

Essa assistência pode incluir alimentação (através de voucher dentro do aeroporto), alojamento, transporte terrestre e acesso aos meios de comunicação, como por exemplo, internet e telefonemas.

Lembre-se de documentar tudo para que você possa reivindicar depois numa futura ação na justiça se precisar.

Exemplo: guarde todos os comprovantes relacionados ao voo, como o cartão de embarque, recibos de despesas geradas pela espera (como alimentação e transporte) e comunicações escritas com a companhia aérea.

Se a companhia oferecer a você a opção de reacomodação em um voo posterior, confirme se o novo itinerário atende às suas necessidades. 

Lembrando que você não é obrigado a aceitar o que a companhia aérea lhe propôs, ou seja, é você quem tem que decidir o que prefere fazer em caso de overbooking.

A União Europeia possui normas específicas que garantem compensações financeiras graves aos passageiros prejudicados em voos que partem de países do bloco ou operados por companhias europeias. 

Caso o problema cause transtornos mais graves, como perda de uma conexão internacional importante, compromissos de trabalho ou eventos pessoais, você pode buscar a assistência de um advogado especialista no direito de passageiros aéreos para te auxiliar.

Como saber se o seu voo está em overbooking?

Saber se o seu voo está em overbooking pode evitar surpresas desagradáveis no momento de embarque do seu voo.

O primeiro passo para saber se seu voo está em overbooking é monitorar sua reserva com antecedência, conferindo o status do seu bilhete diretamente no site ou aplicativo da companhia aérea.

Algumas companhias sinalizam situações de lotação excessivas ou solicitam que os passageiros confirmem presença antes do embarque, o que ajuda e muito a diminuir os riscos de ficar de fora de sua viagem.

Outro ponto importante é chegar cedo ao aeroporto, pois nos voos com lotação acima da capacidade, os primeiros a realizar o check-in e emitir o cartão de embarque têm maior garantia de embarque.

Caso chegue tarde, mesmo com sua passagem confirmada, você corre o risco de ficar de fora por falta de assento disponível. 

Por isso, fazer o seu check-in de forma online e chegar o mais rápido possível no aeroporto fazem toda a diferença.

Observe também o comportamento da companhia aérea durante o embarque, pois em alguns casos, ela pode começar a anunciar que procura voluntários para adiar uma viagem em troca de compensações, como vouchers ou upgrades. 

Isso é um grande indicativo de que um voo está em overbooking. 

Se ouvir esse tipo de comunicação, pergunte diretamente ao representante da companhia aérea sobre a situação e seus direitos como passageiro.

Outra maneira de identificar o overbooking é durante o atendimento no balcão da companhia aérea. 

Se ao tentar fazer o check-in, o atendente demora em confirmar seu embarque, solicitar que você aguarde um momento, ou mencionar a possibilidade de mudanças de voo, isso pode ser um sinal de overbooking.

Nesse momento, exija informações sobre o status de sua reserva e peça um documento que comprove qualquer alteração ou negativa de embarque por parte da companhia.

Caso o overbooking aconteça com você, peça esclarecimentos sobre como a seleção de passageiros será feita e o registro de todas as informações fornecidas. 

Se você for um dos escolhidos para não embarcar, exija seus direitos.

Além disso, fique atento às plataformas de monitoramento de voos. 

Aplicativos e sites que acompanham informações em tempo real sobre voos podem mostrar lotação ou mudanças de última hora. 

Embora nem sempre falam diretamente que um voo está em overbooking, essas ferramentas podem dar pistas sobre possíveis problemas no seu embarque.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o overbooking, clique na imagem que está logo abaixo deste artigo e fale com a nossa equipe.

Vai ser um prazer te auxiliar e responder suas dúvidas.

Como resolver um overbooking?

Resolver um caso de overbooking pode ser bem estressante, mas é essencial saber como lidar com esse tipo de caso para minimizar os impactos e garantir os seus direitos.

Ao descobrir que seu voo está em overbooking, seja no momento do check-in ou do embarque, procure imediatamente um funcionário da companhia aérea para obter informações detalhadas. 

Consulte se há outros voos disponíveis, caso você não abra mão da sua viagem, e quais são as compensações fornecidas pela companhia.

Caso o overbooking cause a você a perda de prejuízos importantes, como por exemplo, reuniões de trabalho, você pode entrar na justiça para requerer uma indenização por danos materiais e até morais.

Para que isso aconteça, é necessário reunir toda a documentação necessária que comprove o caso e estar acompanhado de um advogado especialista em direito dos passageiros aéreos.

Lembrando que isso vale tanto para os voos nacionais quanto para os voos internacionais.

Como provar que o seu voo está em overbooking?

Provar que o seu voo está em overbooking é fundamental para reivindicar seus direitos e conseguir uma indenização justa.

A primeira coisa a se fazer quando perceber que o seu voo está em overbooking é solicitar uma explicação formal por parte da companhia aérea.

Ou seja, logo que o problema for informado, peça um documento ou declaração por escrito confirmando que o embarque foi negado devido ao overbooking.

As companhias aéreas, de acordo com a ANAC são obrigadas a fornecerem aos passageiros informações claras sobre os motivos que levaram ao impedimento do embarque.

Tendo esse documento em mãos, guarde ele, pois pode servir como prova num eventual processo judicial.

Outra forma de conseguir provar a situação é registrar toda a comunicação com a companhia aérea, incluindo e-mails, mensagens de texto por SMS, gravações de conversas, ou anotações escritas sobre o que foi dito pelos funcionários.

Se possível, peça para que os funcionários confirmem todo esse registro, ainda que de forma informal.

Guarde também o cartão de embarque, recibo da passagem, e qualquer documento oferecido durante o check-in ou no portão de embarque.

Esses itens ajudaram a comprovar que você tinha uma reserva confirmada e estava apto a embarcar no voo.

Além disso, mantenha com você todos os recibos das despesas decorrentes do overbooking, como por exemplo, alimentação, alojamento, transporte, etc.

Caso haja algum passageiro que passou pela mesma situação que você, procure conversar com essa pessoa a fim de colher o depoimento dela sobre o caso.

Tente pegar o contato dessas pessoas que você pegou o testemunho.

Lembre também de tirar fotos ou gravar vídeos do local onde o problema ocorreu, especialmente se houver filas de passageiros, registrando a movimentação no portão de embarque e tente captar informações que possam validar o ocorrido, como placas, números de voo ou o comportamento de outros passageiros afetados.

Por último, mas não menos importante, consulte o status do voo diretamente no site da companhia aérea ou em aplicativos de rastreamento de voos. 

Se o sistema indicar que o voo está lotado, isso pode ser mais uma evidência para demonstrar que houve overbooking. 

Esse tipo de informação pode ser salvo como captura de tela ou PDF.

Por fim, registre uma solicitação formal nos canais oficiais da companhia aérea e também nos órgãos reguladores, como a ANAC .

A companhia aérea é obrigada a me pagar multa em caso de overbooking?

Se você foi obrigado a ficar para trás no seu voo, tem direito de receber na hora um pagamento da companhia aérea.

A Resolução 400 da ANAC, em seu artigo 24 determina que:

Art. 24. No caso de preterição, o transportador deverá, sem prejuízo do previsto no art. 21 desta Resolução, efetuar, imediatamente, o pagamento de compensação financeira ao passageiro, podendo ser por transferência bancária, voucher ou em espécie, no valor de:

I – 250 (duzentos e cinquenta) DES, no caso de voo doméstico; e

II – 500 (quinhentos) DES, no caso de voo internacional.

Na data da elaboração deste texto, um DES equivale à R$ 8,02. 

Assim sendo, você tem direito de receber na hora, em dinheiro, voucher ou transferência bancária (A ESCOLHA DA FORMA DE PAGAMENTO É SUA) aproximadamente R$ 2.005,00 em caso de overbooking em voo nacional e R$ 4.010,00 em caso de overbooking em voo internacional.

Posso processar companhias aéreas por overbooking se recebi a multa mencionada acima?

Sim, você pode processar uma companhia aérea por overbooking, desde que essa situação tenha causado sérios prejuízos em sua vida.

Lembro que enquanto a multa mencionada acima tem natureza punitiva, os danos morais e materiais têm natureza indenizatória. Portanto, as coisas não se confundem.

Dependendo do caso, essa situação pode te dar direito a indenização por danos morais e até materiais.

O processo de overbooking na justiça geralmente envolve a busca por peças de danos, materiais e/ou morais.

Os danos materiais estão relacionados às despesas que o passageiro teve que arcar por conta do problema, como hospedagem, alimentação, transporte, ou até a compra de uma nova passagem aérea. 

Já os danos morais dizem respeito ao abalo emocional, frustração e constrangimento decorrentes da situação, como por exemplo, quando o passageiro perde um compromisso importante como uma reunião de trabalho.

Para mover uma ação judicial, o primeiro passo é reunir todas as provas que comprovem o ocorrido, como o bilhete aéreo ou cartão de embarque, registros de comunicação com a companhia aérea (e-mails, mensagens ou protocolos de atendimento), recibos de despesas extras e, se possível, documentos fornecidos pela empresa que confirmam que o impedimento foi causado por overbooking.

Lembrando que as testemunhas e os registros audiovisuais também podem ajudar e muito.

Antes de processar a companhia aérea por overbooking, é necessário buscar uma solução amigável, através de uma compensação por meio de uma negociação direta.

Se essa solução amigável não for benéfica para o seu caso, aí sim eu aconselho você a procurar um advogado especialista em passageiros aéreos para te orientar da melhor maneira possível.

Existe indenização por overbooking?

Sim, existe a possibilidade de você conseguir uma indenização por danos materiais e/ou morais por conta do overbooking.

Os danos materiais abrangem as despesas adicionais que o passageiro teve que arcar por conta da negativa de embarque, como custos com hotel, alimentação, transporte e até a compra de outra passagem, e para receber essa indenização, é fundamental guardar todos os comprovantes desses gastos.

Já os danos morais, estão relacionados ao sofrimento emocional, constrangimento e frustração causados ​​pela situação, como por exemplo, quando o overbooking impede o passageiro de comparecer a compromissos importantes, como reuniões de trabalho, cerimônias ou eventos familiares.

Nesses casos, o passageiro pode buscar uma compensação financeira por abalo psicológico e pela violação de seus direitos.

Qual o valor da indenização por overbooking?

De acordo com as leis brasileiras, o valor da indenização por overbooking costuma variar bastante, isso porque ela é calculada de acordo com o impacto negativo que essa situação causou na vida do passageiro.

Vou apresentar abaixo, uma média dos valores dessa indenização:

  • R$ 2.000,00 a R$ 10.000,00 em casos moderados, onde até ocorreu certos transtornos, mas com soluções rápidas;
  • R$ 10.000,00 a R$ 20.000,00 (ou mais) em casos bem mais graves, onde houve prejuízos materiais e transtornos significativos, como por exemplo, a perda de eventos importantes (casamentos, funerais, compromissos profissionais, etc.) e também falta de assistência adequada por parte da companhia aérea;

Lembrando que para pedir a sua indenização você deve entrar na justiça, e apresentar algumas provas, como por exemplo, bilhete de embarque e comprovante de compra de suas passagens, comprovantes de diárias de hotel, eventos e compromissos importantes perdidos, etc.

Como evitar o overbooking?

Evitar o overbooking, infelizmente, não é totalmente possível, já que essa é uma prática adotada pela companhia aérea para maximizar seus lucros e reduzir seus custos.

No entanto, é possível adotar algumas estratégias para você tomar a fim de reduzir as chances disso acontecer.

Uma dessas estratégias é fazer o seu check-in o mais cedo possível, de preferência ainda de forma online, já que as companhias aéreas costumam priorizar os passageiros aéreos que fizeram o check-in com antecedência na hora de escolher quem vai ou não embarcar no caso de overbooking.

Outra dica é procurar viajar em dias e horários de menor movimentação, como na parte da manhã ou no meio da semana.

Voos em horários de pico, feriados e finais de semana estão mais sujeitos ao overbooking devido ao aumento do fluxo de passageiros.

Também é importante ficar atento à categoria do seu bilhete, pois algumas passagens aéreas, especialmente as promocionais ou de tarifas econômicas, podem oferecer menos direitos e menos prioridade em situações de overbooking. 

Sempre que possível, opte por tarifas que garantam maior flexibilidade e benefícios adicionais.

A fidelidade à companhia aérea também pode ser um ponto a seu favor, já que passageiros com  status elevado em programas de fidelidade geralmente recebem tratamento preferencial em situações como o overbooking. 

Isso significa que, em caso de necessidade de realocação, esses clientes têm maior probabilidade de serem acomodados primeiro.

No momento da compra do bilhete, verifique se há informações claras sobre políticas de reacomodação e compensação em casos de overbooking. 

Como um advogado pode te ajudar?

Um advogado especialista em direito dos passageiros aéreos pode ser uma peça fundamental para que você consiga receber uma indenização justa em caso de overbooking.

Embora a lei já determina o que a companhia aérea precisa e deve fazer em caso de overbooking, frequentemente as companhias aéreas tentam minimizar as suas responsabilidades.

A primeira coisa que um advogado especialista no assunto vai fazer é explicar de forma detalhada os seus direitos enquanto passageiro.

Embora a ANAC regule os direitos básicos de um passageiro no Brasil, costumo dizer que cada caso é um caso, e por isso, cada passageiro merece uma atenção especial.

Muitas vezes, as companhias dificultam o acesso a compensações ou oferecem acordos abaixo do que o passageiro realmente tem direito. 

O advogado especialista no direito dos passageiros aéreos vai intervir para negociar em seu nome, aumentando as chances de alcançar um resultado mais lucrativo para você.

Ele entrará com a ação judicial, apresentando os argumentos legais de forma clara e objetiva e buscando a indenização a que você tem direito, seja por danos materiais, como custos adicionais com hospedagem ou transporte, ou por danos morais, considerando o constrangimento e os transtornos vivenciados.

Além disso, um advogado pode ser crucial em situações que envolvam voos internacionais.

Nesses casos, a expertise dele será ainda mais relevante, pois as regras podem variar significativamente dependendo do país envolvido.

Outro ponto é que o advogado também pode prestar suporte preventivo, ajudando a evitar problemas futuros com overbooking. 

Por exemplo, ele pode orientá-lo sobre como se preparar para uma viagem, quais são as melhores práticas para lidar com companhias aéreas e como registrar qualquer ocorrência que possa surgir.

Outro ponto importante é que o advogado também possa prestar suporte preventivo, ajudando a evitar problemas futuros. Por exemplo, ele pode orientá-lo sobre como se preparar para uma viagem, quais são as melhores práticas para lidar com companhias aéreas e como registrar qualquer ocorrência que possa surgir.

Conclusão

Se você já perdeu seu voo por conta de overbooking sabe como é frustrante essa sensação.

Imagine você planejar a sua viagem, comprar as suas passagens, estadias em hotéis e tudo mais, e de última hora, sem sequer a culpa ser sua, você não conseguir embarcar tudo por conta da ganância de querer ganhar mais dinheiro por parte da companhia aérea.

Se você passou por isso e tem dúvidas sobre esse assunto, eu te convido a clicar na imagem que está aqui embaixo deste artigo e falar com a nossa equipe.

Vai ser um prazer pra gente falar com você e poder te auxiliar no seu caso.